Tributo a António Variações

      Certamente muitos de vocês pouco ou nada saberão acerca deste GRANDE artista português, até porque morreu antes de eu sequer ter nascido. Mas só vos digo que é daqueles (poucos) artistas que mereciam viver para sempre.
      A sua carreira musical foi relativamente curta, mas muitas vezes são esses artistas efémeros que deixam os maiores legados à música e cultura posteriores. Para além de ser cantor era também compositor e a música e as letras que ele escrevia eram totalmente inovadoras para a época.
     Passou por cidades como Londres e Amesterdão e isso reflectiu-se na sua música e estilo inconfundível.
     Infelizmente, e como quase sempre acontece com os grandes artistas, morreu com apenas 39 anos, vítima de uma broncopneumonia, como consequência de ser seropositivo. Além de ter assumido ser homossexual, possivelmente, terá sido a primeira figura pública portuguesa a morrer vítima de SIDA.
     Esta é uma das minhas músicas preferidas dele. Chama-se “Canção do Engate”, é de 1984 e tem uma letra, simplesmente, lindíssima. Quando a ouvi fiquei bué nostálgica e quase que me deu vontade de chorar!



Antonio Variacoes - Cancao Do Engate

Tu estás livre e eu estou livre
E há uma noite para passar
Porque não vamos unidos
Porque não vamos ficar
Na aventura dos sentidos

Tu estás só e eu mais só estou
Tu que tens o meu olhar
Tens a minha mão aberta
À espera de se fechar
Nessa tua mão deserta

Vem que o amor
Nao é o tempo
Nem é o tempo
Que o faz
Vem que o amor
É o momento
Em que eu me dou
Em que te dás

Tu que buscas companhia
E eu que busco quem quiser
Ser o fim desta energia
Ser um corpo de prazer
Ser o fim de mais um dia

Tu continuas à espera
Do melhor que já não vem
E a esperança foi encontrada
Antes de ti por alguém
E eu sou melhor que nada

Refrao (3x)








Share this:

JOIN CONVERSATION

1 comentários:

Gostaste do post? Sim? Ótimo!
Deixa um comentário a dizer o que mais gostaste e porquê.