Breve Cronologia do Rock

Já não deve ser uma grande novidade para vocês que eu sou uma grande admiradora de Rock. E, sendo hoje o Dia Mundial do Rock, decidi falar-vos (de um modo BASTANTE resumido) sobre a história deste género musical tão popular.


O Rock é um género musical proveniente dos Estados Unidos cujas raízes remontam ao blues, ao country e ao rhythm and blues. Estes evoluíram para o rockabilly e para o rock and roll no final dos anos 40, início dos anos 50. E desde essa década que continua em permanente evolução conquistando fãs até aos dias de hoje. Outros géneros como o folk, o jazz e até a música clássica também exerceram a sua influência sobre o Rock.

E quando se fala em Rock é impossível não falar do eterno Rei do Rock, Elvis Presley. É a ele a quem se deve a popularização do Rockabilly e do Rock and Roll nos anos 50.


Nos anos 60 surgiu em Inglaterra a chamada Invasão Britânica e que tem nos Beatles (1960) e nos Rolling Stones (1962) os seus expoentes máximos.

Vários subgéneros foram surgindo posteriormente, dos quais se podem referir:

Rock Progressivo
The Doors (1965)
Pink Floyd (1965)
Deep Purple (1968)
Queen (1970)


Hard Rock
Scorpions (1965)
Led Zeppelin (1968)
Aerosmith (1970)
AC/DC (1973)
KISS (1973)


Punk Rock
Ramones (1974)
Sex Pistols (1975)
The Clash (1976)
Green Day (1987)


Indie Rock
Radiohead (1985)
Coldplay (1996)
Artic Monkeys (2002)
Arcade Fire (2003)



Entre muitos MAS MUITOS outros subgéneros que não foram aqui referidos, simplesmente, porque o post ficaria enorme (mais ainda do que ele já está). Quem quiser aprofundar mais este assunto sugiro uma pesquisa na Wikipédia.

Atualmente a música Rock encontra-se TÃO influenciada por outros estilos que às tantas é complicado distinguir o que é Rock do que não é. É por isso que eu prefiro ouvir músicas mais antigas. Acho que têm uma autenticidade que as de hoje não têm (ou não têm tanto).

E talvez seja também por isso que alguns seguidores mais radicais afirmem que o Rock (o verdadeiro Rock) morreu.

Para mim, o Rock continua vivo enquanto houver UMA PESSOA que o continue a ouvir. Mas isto sou eu e a minha visão das coisas, porque a música está cá sempre.


Espero que tenham adorado esta pequena viagem pelo mundo do Rock e que tenham ficado a conhecê-lo um pouco melhor.
Deixem os vossos comentários e não se esqueçam de participar no GiveAway que estou a promover aqui no blog (saibam mais no post marcado do vosso lado direito).

Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários:

Enviar um comentário

Gostaste do post? Sim? Ótimo!
Deixa um comentário a dizer o que mais gostaste e porquê.