Desafio Literário: 4 livros num mês – Resultado e Opinião

Para quem tem andado mais atento ao meu Twitter e ao meu Instagram, há mais de um mês autopropus-me a ler estes quatro livros em apenas um mês. E hoje trago-vos o resultado desse desafio literário!

Algumas de vocês já devem saber da minha falta de tempo (e de paciência) para concluir as minhas fics. E, já que estou parada, porque não rentabilizar essa paragem e ler em vez de escrever? Sim, porque um dos segredos para se escrever bem é ler, e ler MUITO! E ao lermos outros livros, além de aumentarmos a nossa cultura geral, estamos ainda a apreender palavras e ideias diferentes. E isso contribui para que nos consigamos expressar melhor, tanto na escrita como verbalmente.

Mas agora, chega de conversa fiada e vamos ao que interessa! Decidi começar por autores portugueses porque acho que devemos apoiar o que é bom e é nosso. E escolhi estas obras porque eram livros que tinha cá em casa que ainda não tinha lido. E vá, o desafio da Confessions of a Bilbiophile e a influência de umas tais de Serena, Cecília Pereira, Ana Nascimento e MarinaNeves também contribuíram para esta minha súbita vontade de ler.


A Cidade e as Serras, Eça de Queirós
Opinião: Tem pouco diálogo e a narração é um pouco enfadonha e com demasiadas palavras complicadas durante uma boa parte do livro. Contudo, acaba por surpreender pela positiva na reta final e leva-nos a refletir sobre o que é que precisamos de facto para ser felizes.
Nota: 7

O Arco de Santana, Almeida Garret
Opinião: Narração com demasiados floreados, frases demasiado compridas e, até, confusas, além de intervenções do autor misturadas com a narração da própria história. Mas é um livro que se lê bem, uma vez que tem capítulos mais pequenos.
Nota: 7

Peregrinação, Fernão Mendes Pinto
Opinião: Crónica de viagens interessante mas que peca por ter bastantes termos que já não se usam e que acaba por limitar a sua compreensão por parte de quem lê e não tem estudos suficientes em História.
Nota: 5

Eurico o Presbítero, Alexandre Herculano
Opinião: Não me deu tanto gozo a ler como os anteriores e acho que ganharia mais interesse se falasse mais da relação entre o Eurico e a Hermengarda.
Nota: 6
 

Era suposto mostrar-vos também um pequeno excerto de cada livro mas eu sou muito esperta e esqueci-me de marcar as partes que mais gostei em cada livro. Por isso, quem ficou curioso, vai mesmo ter que descobrir por si próprio.
 
 
 
E vocês? Já leram algum destes livros? De quais é que gostaram mais e porquê? Que outros livros de autores portugueses é que já leram e recomendam?
Deixem a vossa opinião nos comentários, partilhem o post e sigam-me no blog e nas redes sociais!

Share this:

JOIN CONVERSATION

6 comentários:

  1. Por acaso há muito que não leio um livro português. Só traduções e inglês e alemão. Tenho de ver se arranjo um livro bom português para ler :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu, o único livro que li em inglês " foi o "About a Boy" de Nick Hornby, no 12º ano.

      Eliminar
  2. Tenho o Arco de Sant'Ana na minha lista mas acho que não vai ser para breve a sua leitura haha os outros não li

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então quando o leres depois diz-me e assim trocamos impressões! :)

      Eliminar
  3. Olá! :D
    Nunca li os livros deste post, mas já li dois dos Eça de Queiroz, o famoso (e obrigatório) Os Maias e a Ilustre Casa de Ramires e DETESTEI!
    Leio poucos livros de autores portugueses...:/ confesso!

    ResponderEliminar
  4. Eu até gostei d'Os Maias! A Ilustre Casa de Ramires nunca li, mas já li O Crime do Padre Amaro e gpstei imenso!

    ResponderEliminar

Gostaste do post? Sim? Ótimo!
Deixa um comentário a dizer o que mais gostaste e porquê.