Fotógrafos Portugueses - Carlos Relvas

Como sabem, a fotografia é uma das minhas atividades e, por isso, hoje decidi falar-vos sobre um fotógrafo português que descobri há pouco tempo e que se chama Carlos Relvas.
 
      Carlos Relvas foi um dos primeiros fotógrafos em Portugal, um dos responsáveis pela introdução da fotografia no nosso país, na segunda metade do séc. XIX, e um dos mais célebres fotógrafos amadores da sua época a nível internacional.


Nesta altura a fotografia, e em especial a fotografia amadora, era uma atividade bastante dispendiosa apenas acessível a uma minoria. E o facto de ser um abastado proprietário, natural da Golegã, permitiu que Carlos Relvas investisse a sua fortuna no aperfeiçoamento das condições de produção de fotografia. Deste modo deu um impulso importante para o estabelecimento da fotografia em Portugal.
 Chegou a corresponder-se com importantes casas produtoras de materiais fotográficos da Europa e Estados Unidos. Casas estas que, muitas vezes, melhoravam os seus produtos graças às sugestões de Carlos Relvas.
O seu trabalho foi bastante divulgado no estrangeiro: colaborou em diversas iniciativas de associativismo fotográfico, em publicações especializadas e era membro da Sociedade Francesa de Fotografia, tenho ganho diversos prémios em toda a Europa e nos Estados Unidos.

 
Mais tarde, empregou os seus fundos para construir na sua terra natal um palacete totalmente dedicado à fotografia. É uma obra única em todo o mundo e que mostra o amor que Carlos Relvas tinha pela sua arte. Esteve durante muito tempo votado ao abandono mas foi posteriormente recuperado e atualmente funciona como Casa-Museu.
     Como vêem, Carlos Relvas foi uma personalidade importante na sua época pois, foi ele quem “desbravou caminho” para que outros fotógrafos posteriores pudessem também dedicar-se a esta arte e até, quem sabe, melhorar o trabalho por si deixado. Sem ele, outros fotógrafos não teriam aparecido e eu própria não estaria aqui a partilhar a sua história!
     Por isso, sejam fotógrafos profissionais, amadores ou simples entusiastas, sugiro que façam uma pequena pesquisa e descubram mais sobre a vida e obra de Carlos Relvas, começando pelos endereços que vos deixo aqui em baixo: 



Já conheciam o trabalho deste fotógrafo? Que outros fotógrafos portugueses é que conhecem?
Deixem a vossa opinião, partilhem o post e sigam-me nas redes sociais!

Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 comentários:

Enviar um comentário

Gostaste do post? Sim? Ótimo!
Deixa um comentário a dizer o que mais gostaste e porquê.